Blog

3 dicas para desenvolver sua autoestima

25/07/2018 | Relacionamento, Textos

Quantas vezes eu ouço pessoas buscando ter mais autoestima. Como uma busca desenfreada por algo que deve existir, mesmo sem saber onde procurar e como vai saber quando encontrar.

Esse texto foi feito para te ajudar a desenvolver a autoestima. Mas antes de te dizer como vou te dizer o porquê.

Quero isso para minha vida

A autoestima é sem sombras de dúvidas uma expressão do amor próprio. Em tradução livre, eu poderia dizer que autoestima se refere a forma com que você se percebe.

“Mas Renata, como vou saber a forma com que eu me percebo?”

Para responder a essa pergunta que te convidar a um pensamento rápido. Imagine sua última semana, como foi? O que fez? E principalmente…. quais escolhas fez?

Me percebo a partir da consciência das escolhas que faço.

Por esse motivo que é tão importante que você saiba quais escolhas tem feito na sua vida e, mais do que isso, comece a modificar alguns hábitos para que a forma com que você se percebe mude também.

Agora que você compreendeu o porque deve desenvolver sua autoestima, chegou a hora de passar para você as 3 maiores dicas para você desenvolver sua autoestima.

3 dicas para você desenvolver sua autoestima

Pequenos passos

Essa dica precisa ser a primeira para você não desesperar.

Quando você para e percebe a sua vida, você consegue fazer um balanço das escolhas que fez até aqui e saber se está satisfeita ou não.

Claro que quando se faz esse balanço, pode ser que se observe um tanto de coisas que precisam ser feitas. E isso dá um desespero! Um frio danado na barriga.

O que eu te convido como primeira dica é você conseguir dar um pequeno passo. Analise o que não está indo tão bem e escolha uma área para modificar. Feito isso, defina um pequeno passo que vai te ajudar a melhorar esse aspecto da sua vida.

Em um primeiro momento pode parecer pouco, mas te garanto que cada passo importa.

Quando você se propõe a melhorar algo você já está com outra postura diante disso.

Pode uma dica dentro da dica?

Quero acrescentar algo aqui.

Quando estiver disponível para melhorar essa área na sua vida, vão aparecer problemas e pode ser que uma voz dentro de você tente te convencer que você está perdendo tempo ou que isso não é tão importante assim. A essa voz eu chamo de pensamento negativo. Sim, ele existe e pode te manter exatamente onde você está hoje.

Por isso sugiro uma atividade. Para cada aspecto negativo que encontrar (ou obstáculo), pense em 3 soluções positivas. Isso vai te ajudar a manter na sua meta de mudança e melhoria.

Mexa-se

Para uma boa autoestima você precisa estar bem com seu espelho. Olhar e gostar do que está vendo. E algumas mudanças básicas podem sim fazer uma transformação daquelas!

Então faça uma reeducação alimentar, exercite-se (pode ser musculação, dança, jogo de vôlei, o que quiser) e dance.

Fazer seu corpo movimentar traz benefícios já comprovados pela ciência.

Escolha a sua atividade e mãos à obra.

Para de se comparar

Uma das coisas mais bestas que existem é a comparação. Ai.. Ai… Chega a me dar uma preguiça de ver o tempo que as pessoas perdem se comparando com pessoas que nunca viveram o que você viveu e nunca pensaram o que você pensa.

Coloca uma coisa na sua cabeça: cada pessoa tem suas experiências e elas são incomparáveis.

Outro ponto importante é que você nunca vai saber de tudo que a pessoa passo para chegar aonde chegou.

Os méritos são uma parte do trajeto, não é a estrada toda.

Compreenda que a mudança não inicia de fora de você mas sempre de dentro, embasando em uma decisão interna. Decida por você.

Abraços

Renata Tannus

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress