Blog

A chave do vínculo

14/03/2018 | Relacionamento, Textos

Não importa se você está namorando ou se você é casada e nem mesmo se você é amante ou ficante. Toda relação envolve a construção e manutenção de um vínculo.

Certa vez, em um curso em São Paulo, ouvi algo que realmente fez sentido para mim. Uma mulher que estava fazendo um trabalho direcionado sobre seu casamento, ficou bastante incomodada quando o facilitador começou a desenvolver um trabalho em relação aos pais dela. Assustada, e sem entender “patavinas” do que estava acontecendo, ela questionou porque tudo acaba nos pais? E a resposta foi:

Tudo começa com os pais.

Pode parecer que não existe qualquer ligação entre o seu relacionamento e a sua relação com seus pais, mas na verdade existe toda e completa relação.

Pensa comigo, qual é o primeiro vinculo que você faz na vida? É com sua mãe. Você cresce dentro dela e nasce dela. Depois, você começa a se desenvolver naquele ambiente familiar e vai aprendendo sobre relações, maneiras de conviver e muito mais coisas. Em outro post eu posso escrever para você como é essa questão do desenvolvimento da personalidade, qual idade ela se forma e como podemos transformar os padrões que aprendemos (se vc quiser algo sobre isso, comenta nos comentários e dá um like).

Voltando ao nosso ponto principal, você precisa entender que:

Uma relação nunca se trata apenas de você e dele, mas de todo um contexto que existe. De todo sistema que envolve.

Então até aqui você já entendeu que o primeiro vinculo forte que você cria é com sua mãe. Portanto, é desse berço que você aprende sobre várias coisas, e uma delas é sobre se relacionar. Agora vou te explicar como isso impacta no seu relacionamento.

O seu vínculo com sua mãe, seu pai, seus irmãos são os primeiros vínculos que você constrói e é desse vinculo que você vai aprender como demostrar carinho, receber carinho, quais tipos de brigas você vai fazer (até isso a gente aprende e repete!). O fato é que nesse primeiro bê-a-bâ sobre relação que vamos criar nossas crenças sobre relacionamento é é isso que impacta a maneira com que você, na vida adulta, se relaciona.

Agora, um ponto é certo e muito importante: como você se relaciona com seus pais  diz muito sobre você e também sobre o tipo de relacionamento amoroso que você nutrir.

Por isso eu quero te dar uma dica.

As vezes a gente busca arrumar nossa relação amorosa, acreditando que é nela que está a solução, mas as vezes isso não adianta, porque a solução está na sua relação com seus pais.

Gostaria de sugerir que você avalie sinceramente como é sua relação com sua mãe e seu pai, o que tem de semelhante com o relacionamento que você tem? Qual o padrão que se repete?

Conheça você para melhorar os seus relacionamentos.

O que esse texto te fez pensar? Comente, curta e compartilhe esse texto. E se tiver algum assunto que você gostaria que eu falasse, conta pra mim que eu posso selecionar a sua sugestão para próximo texto.

Abraços

Renata Tannus

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress