Blog

A fantasia acabou

09/04/2018 | Relacionamento, Textos

Sinto te decepcionar, mas a fantasia acabou!

Crescemos rodiadas de histórias. Eu mesma pensava que essas histórias não tinham nada a ver com a minha vida, até conhecer a Análise Transacional – uma abordagem da psicologia que faz um baita sentido. Enfim, Eric Berne dedicou-se em compreender de que maneira os contos de fada influenciavam na formação da personalidade das pessoas (principalmente as mulheres).

E é sobre isso que vou falar para vocês hoje. Dos contos de fadas e como eles impactam a sua vida.

Tudo começa quando você nasce (calma que eu vou ser breve). Quando nascemos, pertencemos a um sistema familiar que já existia antes de nós. Esse sistema consiste basicamente em duas figuras importantes: seu pai e sua mãe.

Estes, por sua vez, vieram de outros sistemas familiares distintos. Portanto, seu pai recebeu uma educação e sua mãe recebeu outra educação. Quando eles se casaram (ou não), eles juntaram não apenas o amor deles, mas também sua bagagem interna.

Beleza. Quando você nasceu, tinha todo esse esquema pronto. Tudo isso já estava acontecendo e você chegou em algo que já estava em andamento. Com o seu nascimento, você começou a receber o que eles tinham de bagagem (afinal, deu certo para eles, vai dar certo com você também). Mas você não recebe apenas uma, mas duas bagagens, uma que vem do seu pai e outra que vem da sua mãe.

Verdade seja dita, você não consegue absorver todas essa bagagem,  tem um tanto de coisa que vc recebe e nem vê (como se não colasse em você) e outras que fazem muito sentido e você pega para você (por isso os irmãos são tão diferentes). E dessa pluralidade que você vai se formando.

De fato você pega essas informações e vai criando a sua personalidade (que é formada até você ter 6 anos de idade). E é nesse momento que os contos de fada começam a fazer sentido.

Você já está pegando uma informação daqui, outra dali, de como as pessoas funcionam, como é esse mundo, como você é e como são os outros. Quando você está lá inocentemente vendo ou ouvindo histórias sobre contos de fada, você começa a link o que você percebe dos seus pais, e o que vê nos contos, e isso vai formando a sua forma de ver o mundo.

Antes de irmos a diante, responde para mim:

Qual seu conto de fadas preferido?

Agora vou trazer um exemplo de conto de fada e fazer a análise total para você ver como funciona. Vamos lá?

  • Cinderela

Tem uma infância feliz, mas tem que sofrer até que algo bom aconteça para ela. Esse conto mostra principalmente que ela se divertia muito (baile) até que não algo acontecesse (badaladas da meia noite) e a faz voltar para a mesma vida de sempre.

Na vida real, as Cinderelas são facilmente encontradas. Como no caso de Ellen* com os pais separados, ainda quando era criança, ficou com a mãe. Algum tempo depois seu pai se casou novamente, a madrastra já tinha duas filhas e um grande ciúmes do marido com a filha. A nova esposa do pai implicava quando ele mandava dinheiro para ela. Tempos depois, ela foi morar com o pai, quando sua mãe se casou novamente, e vivia em uma casa em que a madrastra deixava claro que ela não era bem vinda. Certa noite conheceu um homem, com o qual se casou e acreditou que tudo seria diferente. Depois do casamento, viveu uma vida muito solitária. Logo, voltou a ficar aborrecida como antes e principalmente, solitária.

Viu como funciona? Geralmente o conto de fadas que a gente mais gosta é aquele que vamos reaplicar na nossa vida de alguma maneira. Claro, que não é tão caricaturado quanto no conto, mas muitos pontos relevantes se repetem.

E o seu conto de fadas? O que tem de semelhante com sua vida?

O que diz sobre você?

Conta para mim nos comentários.

Abraços.

 

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress