Blog

Como identificar um manipulador emocional?

06/06/2018 | Relacionamento, Textos

Não é exclusivo de relacionamento amoroso, pode acontecer entre amigos, pais e filhos e patrão e subordinado. Todas essas relações pode existir sim um manipulador emocional.

Como identificar um manipulador emocional?

Você sabe responder a essa pergunta? Se não, estou aqui para te ajudar a responder.

Mas antes de contar para você como identificar um manipular, vou te contar porque é importante identificar um manipulador.

Eu diria que é fundamental que você saiba com quem está lidando, pois sabendo disso, você tem a consciência que muito das culpas que sente, ansiedade e baixa autoestima é resultado do convívio com essa pessoa. Eles têm um comportamento tão sedutor que muitas vezes é difícil enxergar o que está a sua frente.

Mas vamos lá. Vou apresentar para vocês as principais características de um perfil manipulador, para que você consiga identificá-lo mais facilmente. Já adianto que a terceira característica é a pior.

Quais são as características principais de um manipulador?

Dominância

Se existe alguém que gosta de poder, esse alguém é o manipulador. Ele ama estar no comando, estar por cima das coisas (e das pessoas). Mas não é nada fácil estar sempre por cima, não é? Por isso que uma característica comum dessas pessoas é desqualificar o outro, ou seja, usa de vários recursos para diminuir a pessoa que está ao seu lado.

De criticar a escolha da roupa até desconsiderar a inteligência do outro, o manipulador é mestre em deixar qualquer um para baixo. Ele não quer nem saber, humilha, rebaixa, sem sentir dó. Sabe aquela expressão: chutar cachorro morto? É mais ou menos isso que ele faz. Quando o outro está acabado é que ele dá uma tacada final, rebaixando-a ainda mais.

E porque ele faz isso? Porque manipular uma pessoa sem autoestima é muito mais fácil. Se você faz tudo errado, você precisa de alguém que vá levar as respostas para você. E quem será? Sim, essa mesma pessoa que vive te diminuindo. Afinal de contas, ela é muito melhor que você, né?

Desse modo o manipulador se sente superior ao outro, que por sua vez, se deixa ser manipulado.

Carismático e sedutor

Ah, o carisma!!! Risos fáceis, doces bajulações e atenção redobrada. Sim, estamos falando do manipulador. Quem não gosta de ter ao seu lado uma pessoa que faz tudo por você e é aplaudida pelos que estão em volta? Pois bem, o manipulador sabe muito bem conviver socialmente, ele adora ser o centro das atenções e leva muito a sério essa história de ser agradável. Assim, ele conquista a confiança dos outros.

Mas não se engane, isso tem um preço

O manipulador coloca a máscara do agradável, te enche de presentes e faz exatamente o que você sempre pede, para depois…. cobrar! Por isso é uma máscara, ele faz e depois fala insistentemente para você : “Olha o que eu fiz por você!”. Pronto! O bote está dado e o outro come a isca que a deixará culpada.

Se existe uma habilidade que o manipulador tem, essa é de culpabilizar o outro pelo o que acontece na sua vida. Ele (o manipulador) é um ser perfeito, cheio de certezas. O outro? Alguém muito ruim. A lógica dele é essa.

Se algo não foi bacana, pode ter certeza que a culpa é sua. “Olha o que você me fez fazer!”. Mas se tudo deu certo, a escolha foi dele.

Não importa o quanto você se esforce, nunca vai ser bom ou boa o suficiente. E no final, você vai fazer alguma coisa errada, que será usado contra você (mais cedo ou mais tarde) para mostrar o quanto você é ruim.

Nunca assume o que verdadeiramente quer

Particularmente isso me irrita muito! O manipulador NUNCA fala abertamente o que quer. Está sempre arquitetando para que pareça que a escolha foi isso. Se der errado, você já sabe quem leva a culpa, né?

Vamos supor que o manipulador quer passar as férias na praia. Ele nunca fala abertamente que quer ir para a praia Y, ele começa dizendo que ouviu dizer que a praia Y é muito boa, que tem ótimos restaurantes, etc. De tanto ouvir dizer, você começa a pesquisar e então sugere que a viagem de vocês sejam para esse lugar.

Parece que a ideia foi sua, mas não foi!

No final tudo sempre sai do jeitinho que o manipulador deseja: o lugar que ele quer, na hora que ele quer, no dia que ele quer. E ele nem precisou falar abertamente isso.

E nem vai falar. Para quê? Para correr o risco de não ser bom e você colocar a culpa nele? Não, deixa que ele coloca a culpa em você.

Mas, claro, se tudo der certo, ele vai fazer questão de dizer que a ideia foi dele.

Falta de clareza

Se já está ruim, ainda piora. Uma ultima característica que quero trazer para vocês é a habilidade dessas pessoas de dizer várias coisas e não dizer nada. Esse recurso é usado simplesmente para te confundir.

Existe uma incoerência entre o que é dito. Isso quando ele não mente descaradamente e mesmo sendo confrontado, nunca reconhece.

O resultado é que as pessoas a sua volta estão sempre confusas e se sentindo culpadas, sem nem ao menos saber o que foi que fizeram.

Conclusão

Pessoas manipuladoras não são nada fáceis de se conviver, acabam com qualquer autoestima existente e sempre estão armando um jogo. Normalmente as pessoas que convivem com elas se sentem constantemente tensas, sobre pressão, e não consegue relaxar na presença de um manipulador.

Não é para menos, né?

Se você convive com um manipulador, tenha consciência que o problema está com ele e não com você. Cuide da sua saúde mental e se afaste o quanto possível de pessoas assim. Elas são tóxicas. Se não for possível parar de conviver com pessoas assim, proteja-se.

Caso vocês queiram, eu posso escrever depois como você pode lidar com pessoas manipuladoras.

Espero que este texto tenha te ajudado a ampliar seu olhar e conhecer melhor as pessoas que convive.

Compartilhe esse texto com quem achar que pode ajudar.

Abraços

Renata Tannus

 

 

 

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress