Blog

Ciúmes

02/04/2018 | Relacionamento, Textos

Certa vez eu li que o ciúmes é uma forma de você perder a pessoa pouco a pouco.

Talvez essa frase tenha te pegado em cheio. Certamente mexeu com uma cliente que eu tinha, muitos anos atrás, ela veio para terapia porque sentia um ciúmes doentio da companheira. Foram uns bons meses de trabalho até que ela pudesse melhorar o grau dos ciúmes dela.

Bem, o fato é que realmente o ciúmes é uma maneira de você perder o outro pouco a pouco. Afinal de contas, o ciúmes sufoca o outro. E ninguém quer estar em um relacionamento com limitações e especulações. Ficar tensa quando recebe uma ligação de um amigo, pelo simples fato dele ser um homem e seu companheiro poder não gostar, é algo no mínimo estranho.

Que fique claro: ciúmes não é uma prova de amor e não é normal.

Fico impressionada com a habilidade que a sociedade tem de transformar algo patológico em algo bonito e romântico. Quer um exemplo? A trilogia Cinquenta Tons de Cinza. Sem entrar em outras questões, o filme demonstra claramente um relacionamento cheio de patologias. O cara é uma pessoa manipuladora e ciumenta ao cumulo dele saber todos os passos dela. (acho q tem até algo de um carro com gps, se não me engano). E a desculpa? Quero te proteger! E as mulheres suspiram…..

Depois posso entrar bem afundo na minha análise sobre esse filme, se você quiser um texto ou vídeo sobre isso, conta pra mim nos comentários.

Enfim, mulheres, não suspirem quando alguém disser que só quer te proteger. Ao invés de suspirar, suspeitem, pois existe algo muito estranho acontecendo.

Devemos levantar pelo menos dois tópicos:

1- Você não precisa de alguém para te defender, pq você não é uma princesa indefesa. (tem a influência dos contos de fada… depois quero falar sobre isso). Você é uma mulher, adulta, que pode sim fazer por você e suprir as suas necessidades. Inclusive, se em algum momento sentir medo, você tem completa condição de pedir ajuda – ninguém precisa antecipar a sua necessidade.

2 – O ciúmes é uma forma de manipular o outro. Uma maneira de controlar o que o outro diz e (acreditem) o que pensa. E você já deve ter percebido que isso não faz parte de um relacionamento saudável, não é? É importante você manter a sua individualidade, ter seus momentos. Isso reforça a relação.

Portanto, se voce está em um relacionamento em que o outro é o ciumento, minha dica é que você primeiramente converse com ele sobre o que está percebendo e sentindo e que conte para ele que você não vai mais ceder as chantagens e manipulações – e não ceda. O ideal é que ele entre em uma terapia para tratar esse comportamento.

Se você é a ciumenta, você precisa antes de tudo reconhecer que está assim. Isso não significa que você é assim. Esse comportamento pode ser mudado. E se você quer continuar em uma relação, ele precisa ser mudado. Busque ajuda especializada.

Bem, era sobre isso que gostaria de falar com vocês hoje. Você tem alguma dúvida? Alguma sugestão de tema? Manda para mim, quem sabe eu escolho a sua pergunta para responder? E me conte o que achou desse texto.

Abraços.

 

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress