Blog

Todo homem é egoísta!

13/03/2018 | Relacionamento, Textos

Pronto, falei! Todo homem é egoísta!

Você concorda com essa frase? Se sim, continua lendo pra gente ver o que você está trazendo dentro de você.

Nesse final de semana eu ouvi essa frase de uma mulher que está casada a aproximadamente 5 anos. Enquanto as outras em coro diziam: é isso mesmo! Homem não presta (ou mais ou menos assim). O fato é que naquele instante se mostrou algo que está realmente dentro de várias mulheres: o sentimento de que estão em escanteio na relação ou em segundo plano.

Agora, o que será que aconteceu que e um grupo de 6 mulheres a maioria concordava e fazia aquela cara de insatisfação? Eu acho que tenho a resposta.

Antes de responder essa pergunta, vou te explicar como funciona a nossa mente. Vai ser algo bem simples, para você compreender o que acontece realmente.

Imagina que quando você nasceu, você ganhou três bolsas especiais e únicas (o que estou chamando de bolsa o Eric Berne chamava de Estados de Ego – espero que não esteja revirando os olhos. rsrsrs.  Outro dia me aprofundo nesse conceito). Por hora, quero que você compreenda que ao longo da nossa construção vamos enchendo essas bolsas (ou Estados de Egos) com o que aprendemos sobre nós mesmos, os outros e o mundo.

Uma dessas bolsas é aquela que vamos colocar o que aprendemos de nossos pais e do nosso sistema familiar. Só para ficar bonitinho, Eric Berne chamava essa “bolsa” de Estado de Ego Pai. Para fazer referência a tudo aquilo que carregamos como crenças, valores. E isso vai refletir a nossa maneira de relacionar com o outro.

Feito a explicação. Agora chegou a hora de fazermos o link.

Pois bem, quando todas aquelas mulheres concordaram que todo homem é egoísta, folgado, e etc. Elas estavam tirando essas falas, dessa bolsa (Estado de Ego Pai). E colocando na roda o que elas traziam dentro delas de como são os homens.

E provavelmente essa é uma fala de mulheres da família dela. Nesse ponto você pode virar para mim e dizer: Mas, Renata, eu já tive um milhão de namorados, e todos eram assim. Meu marido não é diferente. O que posso concluir?

Ai que está. Nao tem como você concluir nada de diferente mesmo. Para as vivências que você teve, faz muito sentido você acreditar nesse pensamento. Se você acredita que uma coisa é de determinada maneira, aquela coisa é assim.

Agora te pergunto, nunca (nunquinha) apareceu um homem mais prestativo, que te colocava em primeiro lugar e você ao invés de cair de amores, achou ele meio grudento?

Sabe porque isso aconteceu? Ele não se enquadrava no modelo de homem que você conhecia ou esperava se relacionar e você, inconscientemente busco motivos para se afastar dele. (e talvez tenha sido bom, talvez não)

O que podemos concluir?

Que a pessoa com quem você se relaciona parece muito com o modelo com o qual é natural para você. Pode ter certeza que ele se parece bem com seu pai ou um tio. (Freud explica. rsrs)

Ok, mas o que fazer?

  1. Pare de criticar os homens e de generalizar o que você sente ou pensa. Nem todo homem é folgado e egoísta. Talvez o que você convive seja, mas isso não diz nada além disso.
  2. Reveja suas crenças. Qual modelo de homem você tem buscado e se relacionado? Faz uma lista dos últimos namorados e conta para mim o que eles têm de semelhante.

E para concluir, gostaria de pedir que você olhe para você, antes de julgar o outro. 😉

Conta comigo e para mim sobre que anda pensando. Qual a sua dúvida e em o que eu posso ajudá-la. Ah! E sempre que possível, compartilhe meus textos para podermos ajudar mais mulheres.

Abraços

 

  • Compartilhar:
plugins premium WordPress